Novas regras estão em vigor, desde julho de 2015, para estimular as mulheres a terem seus bebês por parto normal.
O parto normal é tão indicado, porque é mais seguro para mãe e para o bebê, além da mãe se recuperar mais rápido. Em ultimo caso é recomendado o parto cesariana.
No plano de saúde mais de 80% dos partos são feitos pela cesaria, no SUS 40% , a porcentagem desejada é de 15% .
Para aliviar a dor das contrações, em um parto normal, existem anestesias, são elas Peridural e Raquediana, são anestesias aplicada na região lombar da coluna, que adormece da cintura para baixo, deixando a mulher acordada, a mesma para de sentir dor, não interferindo nas contrações e andamento do parto.
A raquediana é mais usada em cesarianas, mas também é utilizada em partos normais. A diferença entre elas é que a Peridural utiliza uma quantidade maior de anestésicos, e pelo cateter (dispositivo utilizado para inserir medicamentos direto na corrente sanguínea) que fica nas costas, e a Raquediana é dada uma só vez, com menor quantidade de anestésicos.
Toda mulher em trabalho de parto, tem direito a anestesia, tanto em convênios, quanto pelo SUS. Infelizmente a qualidade dos hospitais públicos no nosso pais, deixa a desejar em muitos aspectos.
Mas converse com o seu medico e solicite a anestesia se for de seu interesse.
Se você mamãe que teve parto normal com anestesia, comente aqui em baixo, conte suas experiências, assim podemos informar as futuras mamães.
Quem souber mais sobre o assunto, fique a vontade para comentar.
Conheçam nossas paginas:
Instagram
Facebook
Beijos Luu